Financiamento imobiliário: quando vale a pena?

Tenha respostas para todas as suas dúvidas sobre a hora de financiar um lote.
Financiar ou não financiar um lote? Como tomar essa decisão? Quais fatores me ajudam na hora de escolher? Queremos te ajudar a entender quando vale a pena optar pelo financiamento imobiliário. Pois sabemos que esse é um momento cheio de dúvidas e incertezas.
Você já sabe que comprar um lote é um bom investimento. Mas o que fazer depois? A primeira decisão a tomar é pensar se você deseja optar pelo financiamento ou não. Sabemos que o valor de um lote é um valor alto para ser pago à vista, por exemplo. Portanto, pensar em formas de pagamento mais flexíveis pode beneficiar o seu orçamento familiar a longo prazo.
Além disso, existem alguns parâmetros definidos por bancos e construtoras para garantir que o proprietário esteja protegido financeiramente e reduza suas chances de dívida. Por isso, é feita uma análise dos rendimentos pessoais, bem como o perfil do cliente, para definir previamente se o empréstimo será feito ou não.
Não se esqueça, também, de que além de ser uma maneira de adquirir o seu imóvel próprio, o financiamento é uma iniciativa que prevê recursos para a construção. Ou seja, apesar do seu pagamento a longo prazo, o benefício será a curto e médio prazo. Diariamente poderá desfrutar da sua casa, enquanto o pagamento ainda não foi completamente concluído.
Listamos algumas dúvidas gerais que podem te orientar a pensar se o financiamento imobiliário vale a pena ou não. Confira abaixo:

Existe idade para solicitar o financiamento imobiliário?
A idade mínima é a maioridade legal, portanto 18 anos. Porém, a informação quanto a idade máxima dependerá da instituição escolhida. Alguns órgãos até mesmo não colocam idades fixas como parâmetros, mas calculam a idade prevista até o fim do empréstimo como critério.
Portanto, quanto mais avançada a idade, mais difícil será prever se você tem chances de conseguir recursos para financiar. E, também, menor será o tempo concedido para fim do financiamento. Pois a idade pode ser considerada um fator de risco para as instituições envolvidas.
Quanto da minha renda posso comprometer?
Não comprometa mais do que 30% da sua renda familiar. Esse é o valor recomendado por especialistas da área e até mesmo o valor máximo exigido por muitos bancos por não apresentar grandes riscos financeiros.
Para entender como calcular a sua renda familiar, você pode ler nosso blog anterior: “Como calcular a renda familiar na hora de comprar seu terreno?”.
Eu consigo calcular o valor das parcelas?
Para entender o valor das parcelas é preciso levar vários fatores em consideração, desde juros a conhecimentos sobre o mercado financeiro.
No entanto, apesar de ser um cálculo difícil de se fazer sozinho, você pode consultar a instituição financiadora e pedir uma simulação.
Assim, você descobre o valor das parcelas e outras taxas e variáveis neste processo.
Por quanto tempo posso fazer um financiamento?
Tenha sempre em mente que quanto antes você concluí-lo, melhor será para as suas finanças. O tempo de financiamento pode variar e chegar até mais de 30 anos, dependendo da instituição. Por isso, antes de fazer negócio consulte bem todas as condições. Porém, defina como prioridade adiantar o seu parcelamento, sempre que puder.
A verdade é que ao optar pelo financiamento você escolhe um meio mais seguro. Não existe o momento correto. Porque o financiamento imobiliário vale a pena quando você está preparado financeiramente e consegue condições ideais para fazer o parcelamento com segurança.